Sem categoria

NEXT/UnB realiza capacitação em Gestão de Riscos para instituições públicas federais

Aconteceu no dia 25 de setembro (terça-feira), na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, em Brasília, o Curso Presencial para Capacitação e Certificação de Tutores da Metodologia ForRisco. A capacitação é mais uma etapa prevista pelo projeto “Gestão de Riscos nas Universidades Federais: elaboração de modelo de referência e implantação de sistema”.

O curso presencial foi realizado pela equipe do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público – NEXT/UnB, em parceria com o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD. A duração do workshop foi de 8 horas, fracionadas em quatro módulos relevantes para a gestão de riscos nas Instituições Federais de Ensino Superior, a saber:

  1. Gestão de Riscos – introdução, motivação e metodologias.
  2. Ferramentas para a gestão de riscos e a legislação pertinente ao setor público brasileiro.
  3. Estudos de caso e a Metodologia ForRisco.
  4. A Plataforma e o Software ForRisco.

Ao final do curso, foram certificados 59 Tutores em Gestão de Riscos da Metodologia ForRisco, de 41 IFES brasileiras.

Qual a finalidade da Metodologia ForRisco?

A metodologia ForRisco visa a planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos de forma a mitigar, ao mínimo possível, os impactos dos riscos no contexto dos processos das instituições públicas. Essencialmente, a metodologia pretende promover o tratamento adequado dos riscos que possam causar danos aos projetos, às pessoas, ao meio ambiente e a imagem da organização.

O curso

Por meio do curso para capacitação da Metodologia ForRisco, os organizadores buscaram promover a importância do tratamento adequado aos riscos, que, quando descuidados, podem causar danos às organizações. Além disso, o objetivo da capacitação presencial teve o intuito de motivar o conhecimento em gestão de riscos e possibilitar que os gestores públicos, nas IFES, possam fomentar e garantir a estrutura ideal para elaboração, implementação, administração, monitoramento e controle dos processos de gestão de riscos no âmbito de suas instituições.

Próximos Passos: a Certificação on-line

A próxima etapa do projeto para gestão de riscos nas IFES prevê a produção de videoaulas para capacitação e certificação on-line, que deverá suportar o entendimento da metodologia e software ForRisco, bem como possibilitar aos gestores e demais interessados o desenvolvimento dos processos de elaboração, administração e gestão de riscos nas organizações.

Veja Também:

Capacitação ForRisco

Acesse o Protótipo da Plataforma ForRisco

Outras Notícias sobre o ForRisco

Confira as fotos do evento

Abertura Oficial – (da esquerda para direita) Prof. Paulo Bermejo (UnB), Prof.ª Raquel Borges (UFPA), Prof. Eduardo Gomes (UNIFAL/MG), Prof. Thiago Neves (Coordenador Nacional do FORPLAD), Prof.ª Inessa Salomão (CEFET/RJ).

 

Abertura Oficial

 

Abertura Oficial – (da esquerda para direita) Prof. Paulo Bermejo (UnB), Prof.ª Raquel Borges (UFPA), Prof. Eduardo Gomes (UNIFAL/MG), Prof. Thiago Neves (Coordenador Nacional do FORPLAD).

 

Curso de Gestão de Riscos: introdução, motivação e metodologias – Palestrante: Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda (UnB).

 

Curso das Ferramentas para a gestão de riscos e a legislação pertinente ao setor público brasileiro – Palestrante: Jeferson Alves dos Santos (UNIFAL-MG).

 

Curso sobre os Estudos de Caso e a Metodologia ForRisco – Palestrante: Fábio Henrique dos Anjos (Next-UnB).

 

Curso da Plataforma e Software ForRisco – Palestrante: Everton Leonardo de Almeida (UFLA).

 

Gestores Convidados

 

Gestores Convidados

 

Gestores Convidados

 

Fonte das imagens: Arquivo NEXT-UnB

Fonte das informações: organização do evento – NEXT-UnB; UNIFAL-MG; FORPLAD.