Sem categoria

Apresentação do NExT-UnB encerra o primeiro dia do Momento Holofote na 4º Semana de Inovação do Ministério do Planejamento

A proposta do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público, da Universidade de Brasília – NExT-UnB –, para tratar do tema Gestão de Riscos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), foi uma das selecionadas para apresentação no Momento Holofote na 4ª Semana de Inovação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A 4ª Semana de Inovação aconteceu entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília-DF, e reuniu um número significativo de instituições públicas brasileiras e alguns nomes do cenário nacional e internacional para debater os desafios e as possibilidades da inovação no setor público. Em 2018 o tema escolhido para impulsionar as discussões foi “Serviço Público para o Futuro”.

A apresentação, realizada pelo professor Tomás Dias Sant’Ana, levantou o debate de conteúdos importantes relacionados à gestão de riscos, entre eles: o porquê falar em gestão de riscos, porque gerenciar os riscos no setor público e como o gerenciamento de riscos deve acontecer em instituições públicas na prática. A apresentação também teve o intuito de divulgar as principais entregas do projeto “Gestão de riscos nas universidades federais: elaboração de modelo de referência e implantação de sistema” que tem o objetivo de motivar a gestão de riscos nos órgãos públicos através do lançamento do livro “ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática”; da capacitação ForRisco, para treinamento e certificação de tutores em gestão de riscos; e do software ForRisco, uma ferramenta que visa auxiliar instituições e gestores no planejamento e tomada de decisão quanto aos riscos.

O Momento Holofote consiste num espaço reservado para short-talks sobre boas práticas de inovação no setor público. Em essência, são apresentações de casos inovadores, compartilhamento de experiências e histórias, e o lançamento de soluções tecnológicas ou de modelos de gestão por instituições que atuam na área pública. No decorrer da semana de inovação foram cerca de 29 apresentações de casos de inovação por diferentes organizações da administração pública. O NExT-UnB realizou sua apresentação em 27 de novembro, encerrando o primeiro dia do Momento Holofote no evento. Cabe ressaltar que, além do Momento Holofote, a 4ª Semana de Inovação contou com uma série de atividades, entre elas palestras, oficinas, mesas e encontros para discussão e debate de temas relevantes ao futuro do serviço público brasileiro.

Confira abaixo algumas fotos da apresentação: